2ª Noite de Campeões CluVe 2018

2ª Noite de Campeões/CluVe 2018

Uma época de Diamante e Amizade

 

O CluVe - Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra realizou, no passado sábado, a 2ª Noite de Campeões para homenagear e distinguir todos aqueles que contribuíram para mais uma excelente época desportiva do clube. Num ambiente de franca camaradagem e convívio, a noite começou com a actuação do "Grupo Copo & Bucha", de Sobral de Ceira, que esteve em grande nível.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CluVe, Rui Costa, saudou os presentes e destacou "a importância da Amizade que se vive no nosso seio. Somos um grande clube”. De seguida, iniciou-se a entrega dos diversos Troféus da Noite. Os primeiros a serem chamados foram os Caminheiros Carlos Estevinho, Jorge Matos, Jorge Oliveira, Paula Oliveira, Paula Teteto e Afonso Macedo que foram agraciados com o Troféu "Caminheiro do CluVe".

 

Chegado o momento para os mais novos, foram chamados os atletas da Escola de Atletismo Helena Carvalho, Admilson Lopes, Afonso Fernandes, Carina Monteiro, Carolina Pratas, Gustavo Magalhães, José Mendes, Mafalda Gonçalves, Mário Monteiro, Olívia Monteiro, Rita Campos e Ruben Silva. Entretanto, o jovem Mário Monteiro recebeu o Prémio “Assiduidade em provas e treino”, constituído por uma mochila com o logótipo da Escola e o seu nome, de estímulo a ele próprio e aos outros jovens da Escola.

 

Um momento muito forte aconteceu quando Paula Martinho subiu ao palco para receber, em nome de seu pai - Eduardo Martinho - recentemente falecido, os Troféus “Mérito CluVe” e “Mérito Nacional”, este último pelos títulos nacionais alcançados na época 2016/2017.

 

De seguida, foram chamados todos os atletas presentes que representaram o CluVe na época finda, para receberem o Troféu “Mérito CluVe”, Afonso Macedo, Alberto Nunes, Almira Mateus, Ana Vieira, António Martinho, António Mateus, António Pêgo, António Pratas, António Tavares, Bento Baptista, Carlos Corino, Carlos Lopes, Carlos Ribeiro, Céu Cunha, Eduardo Martinho, Emília Nunes, Fernando Ribeiro, Fernando Santos, Gil Gonçalves, Helena Carvalho, Helder Ferreira, Hugo Coelho, Isabel Costa, Ivone Lobo, João Pontes, João Travessa, Jorge Carvalho, Jorge Loureiro, José Eufrásio, José Marques, José Ribeiro, Manuel da Costa, Matos Santos, Mário Carapinheiro, Miguel Coimbra, Narciso Arromba, Paula Martinho, Pedro Gerardo, Ka Long Lok, Sara Martins, Teresa Mendes, Vitor Vitor Cardoso, Gomes e Vitor Mendes.

 

David Soares (Presidente da ADAC) usou da palavra, realçando o trabalho que o CluVe tem feito em prol do Atletismo Nacional. De seguida, acompanhado pelo seu vice-presidente Narcindo Cunha, recebeu o Troféu “Caminhando Lado a Lado” com que a ADAC foi distinguida.

 

António Simões, sócio do CluVe desde 1997 foi agraciado com o Troféu “Reconhecimento Especial” por ter sido o vencedor das duas primeiras edições da São Silvestre de Coimbra (1976 e 1977).

 

O CluVe conquistou 41 títulos distritais e, nesse sentido, foram entregues o Troféu “Mérito Distrital” aos atletas Afonso Macedo, Hugo Coelho, Vitor Mendes (este troféu não é entregue a quem se sagrou campeão nacional). Igualmente, a nossa Escola alcançou 9 títulos distritais tendo sido presenteados os atletas Afonso Fernandes, Diana Laranjeira, Mafalda Gonçalves e Mário Monteiro.

 

Luis Figueiredo (Vice Presidente da FPA) ao usar da palavra destacou a dinâmica da iniciativa, do ambiente que se respira e o mérito do CluVe no prestígio do Atletismo Veterano. De seguida, foi a FPA distinguida com o Troféu “Reconhecimento” pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do Atletismo e, em especial, no apoio ao Atletismo Veterano.

 

Foram ainda distinguidos com o Troféu "Sócio do Ano" os associados Olímpio Borges (sócio nº 30) e Paula Teteto (sócia nº 100) pela constante presença nas iniciativas do CluVe e pelo apoio prestado.

 

Um momento muito aplaudido da noite foi quando o campeoníssimo veterano José Canelo (93 anos) foi chamado para receber o Troféu “Reconhecimento” por ser o atleta veterano mais medalhado e ser, actualmente, Campeão Europeu dos 800 e 1500 metros. Detém o recorde mundial dos 3000 metros e, ainda, 9 recordes nacionais. José Canelo transferiu-se esta época para o CluVe.

 

A entrega do Troféu “Mérito Nacional”, trouxe ao palco todos os atletas que conquistaram títulos nacionais. No feminino o CluVe conquistou 65 títulos individuais e um por equipas no Nacional Pista Ar Livre, em Torres Vedras. No Nacional de Pista Coberta conquistou a Prata. São campeãs Nacionais Almira Mateus, Ana Vieira, Céu Cunha, Conceição Moura, Emília Nunes, Helena Carvalho, Isabel Costa, Ivone Lobo, Paula Martinho, Sara Martins e Teresa Mendes. Já o sector masculino conquistou 47 títulos individuais e o Bronze no nacional Pista Ar Livre e Prata no nacional de pista coberta. Alberto Nunes, Bento Baptista, Carlos Ribeiro, Eduardo Martinho, Fernando Ribeiro, João Travessa, José Abade, José Ribeiro, Mário Carapinheiro, Matos Santos, Pedro Gerardo e Vitor Gomes foram os distinguidos.

 

De seguida usou da palavra Carlos Gonçalves (Presidente do CluVe) que começou por afirmar “se a época passado foi de Ouro, esta só pode ser de Diamante, tais os resultados alcançados em todas as frentes. Aumentámos o número de sócios (27), somos o segundo clube do distrito em número de atletas (64), os nossos atletas tiveram 794 participações em competições, realizámos 8 iniciativas próprias, os nossos atletas conquistaram um total de 112 títulos nacionais individuais e um título nacional por equipas femininas no Nacional Pista Ar Livre e 41 distritais, a nossa Escola continua a afirmar-se e já conquistou 9 títulos distritais, tivemos três atletas medalhados no Europeu Ar Livre, disputado na Dinamarca. O CluVe continua a melhorar dia a dia”. Destacou a importância e qualidade da Plataforma Lince desenvolvida pela FPA e lamentou a ausência de um representante da ANAV que considerou estar a realizar um mau trabalho em prol do Atletismo Veterano primando por uma política “eu quero, posso e... nada se vai fazendo”. "Não foi por esta ANAV que nos envolvemos na sua eleição". Informou ainda de que a Direcção do CluVe aprovou por unanimidade, na reunião de 11 de Dezembro passado, um Voto de Louvor ao seu associado Jorge Carvalho, na qualidade de Presidente do Conselho Fiscal da ANAV, pela forma honesta, corajosa e competente como apresentou um parecer negativo ao Relatório e Contas da gestão da anterior Direçção da ANAV que um ano depois de ter sido substituída ainda nada tinha apresentado. Terminou referindo-se à Comunicação Social de Coimbra, com especial destaque para o Dário de Coimbra e Diário As Beiras, pelo forma como têm divulgado a actividade do CluVe. Em 2017 foram publicados 84 artigos.

 

Para terminar a noite, foram entregues os Troféus “Mérito Internacional” aos atletas Céu Cunha (Medalha de Bronze Lançamento do Peso no Campeonato Europa Masters de Pista Coberta em Aarhus na Dinamarca), Paula Martinho (Medalha de Bronze Lançamento do Dardo - Campeonato Europa Masters de Pista Coberta em Aarhus na Dinamarca), José Ribeiro (Medalha de Prata por equipas na Meia Maratona no Campeonato Europa Masters de Pista Coberta em Aarhus na Dinamarca) e Helena Carvalho (Juiz Internacional na Coreia do Sul no Campeonato do Mundo Pista Coberta, Delegada Técnica da EMA no Campeonato Europa Masters de Pista Coberta em Aarhus na Dinamarca e Reeleita Secretária Geral da EMA).

Veja a reportagem fotográfica

fotos de Olímpio Borges

 

Série 1 Série 2 Série 3

Francisco Andrade (Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais), Carlos Gonçalves (Presidente do CluVe), os homenageados dom o Troféu Prestígio Internacional: Helena Carvalho, Céu Cunha, Paula Martinho e José Ribeiro, e Luís Figueiredo (Vice-Presidente da Fedaração Portuguesa de Atletismo)

Copyright © All Rights Reserved